amor aos animais
mais de 40 anos prestando serviços aos animais
   Rua Santa Clara, 327-A - Copacabana
   Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22041-011
   Localize no mapa >
home  >  serviço  >  terapia comportamental  >  
TERAPIA COMPORTAMENTAL

 

Terapia comportamental para animais de companhia
Cada vez mais os animais de companhia fazem parte da nossa vida e partilham da nossa intimidade. Esta relação cada vez mais estreita, algumas vezes é atrapalhada por comportamentos que são inaceitáveis para o ser humano, afinal  quem gosta que o seu gato marque o sofá com urina? Ou que o  cachorro destrua a casa quando é deixado sozinho?
Embora tradicionalmente as pessoas procurem o conselho de adestradores, amigos e conhecidos, a partir da década de 70 iniciou-se o desenvolvimento da terapia comportamental veterinária, baseada nos princípios do aprendizado e na utilização de medicamentos para tratar os assim chamados problemas comportamentais animais.

Os problemas comportamentais mais freqüentes estão relacionados com:

 

  • Agressividade (contra humanos ou animais)
  • Medos e fobias (fobia de fogos de artifício)
  • Destruição de ambiente e itens pessoais do dono (ansiedade de separação)
  • Problemas relacionados à excreção de urina e fezes (ingestão de fezes, micção fora do lugar adequado, etc.)
  • Automutilação (Morder/lamber as patas)
  • Envelhecimento (alteração dos ciclos sono/vigília, perda dos hábitos de higiene, etc.)
  • Hiperatividade e déficit de atenção
  • Entre muitos outros.

 

O tratamento destes problemas envolve um diagnóstico correto e a adequação da terapia comportamental à dupla dono-animal, pois muitas vezes o que deu certo com o cachorro do vizinho, não dá certo com o seu animal.  Afinal estamos falando de indivíduos (humanos e não humanos), que têm uma história de vida e uma maneira de reagir que é única.


Uma das questões que se põe é a duração do tratamento, contudo ela pode variar de uma consulta à vários meses, dependendo do fatores como tipo de relação dono-animal, duração do problema (quanto mais cedo tratar melhor),  tipo de problema, engajamento do proprietário no tratamento, entre outros.

 

Como em toda a Medicina, a prevenção é o objetivo a ser perseguido, e por isso é recomendada uma consulta antes ou logo após a chegada do animal ao seu novo lar. Quanto mais tempo se deixa o animal fazer o comportamento errado, mais tempo será necessário para corrigi-lo. Entretanto o fator idade não é um impeditivo para que se inicie a terapia comportamental em animais adultos. Tanto o cão como o gato aprendem durante toda a sua vida, assim como o ser humano.

 

Uma das características da terapia comportamental é que o proprietário é a peça chave para o sucesso do tratamento, ao contrário das outras especialidades veterinárias em que desde que seja administrado corretamente o medicamento, não importa quem o administre. Na realidade os medicamentos são os coadjuvantes no tratamento, sendo o proprietário o item essencial e imprescindível. Por se tratar de um tratamento que envolve a relação homem-animal, se o proprietário não participar, provavelmente não haverá sucesso. Não existem fórmulas ou pílulas mágicas, e sim comprometimento e engajamento pessoal, visando o bem-estar dos nossos amigos animais.

 



João Telhado Pereira
Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Clínica Veterinária pela Universidade de São Paulo (1997). Especialização em Homeopatia Veterinária pelo Instituto Hahnemanniano do Brasil. Atualmente é professor associado do Departamento de Medicina e Cirurgia Veterinárias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Professor do Curso de Mestrado em Medicina Veterinária da UFRRJ e professor convidado do Curso de Especialização em Homeopatia Veterinária do Instituto Hahnemanniano do Brasil. Atua nas áreas de Comportamento Animal (Terapia Comportamental Veterinária) e Oftalmologia Veterinária.

 


Você encontra tudo o que precisa para o seu pet e ainda conta com o serviço de entre...

 Dicas e Curiosidades

É uma doença localizada geralmente na pele, causada por um fungo (Sporothrix schenckii). Vários ...

Belchior Chien Maria e Don Quixote Lille Thiffany
Formas de Pagamento
dinheiro, cheque, cartão de débito redeshop e visa electron, cartão de crédito visa, mastercard, diners e american express
Siga o INPA
Endereço
Rua Santa Clara, 327-A - Copacabana
Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22041-011
Localize no mapa >       Telefones >