amor aos animais
mais de 40 anos prestando serviços aos animais
   Rua Santa Clara, 327-A - Copacabana
   Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22041-011
   Localize no mapa >
home  >  serviço  >  nefrologia  >  
NEFROLOGIA

A Nefrologia é a ciência médica que estuda o trato urinário. O termo Nefrologia vem de néfron, que é a unidade funcional dos rins. Nefrologista é aquele que cuida das doenças de todo o sistema urinário, dentre elas as cistites, os cálculos, e a mais comum, a doença renal crônica. A doença renal crônica (DRC) acomete principalmente animais idosos, estando relacionada com morte de células renais, fazendo com que os rins não funcionem como deveriam.


Os rins desempenham funções extremamente importantes para a manutenção do equilíbrio orgânico. São elas:

 

  • atuar como um filtro inteligente, capaz de conservar água no corpo e excretar os subprodutos do metabolismo orgânico através da urina usando um mínimo de água necessário
  • estimulando a produção de células vermelhas (função endócrina)
  • na manutenção da pressão sistêmica
  • na modulação do pH sanguíneo

 

A doença renal crônica (DRC) acomete principalmente animais idosos e traduz a perda da capacidade dos rins em exercer essas funções.


Como causas mais comum à injúria renal podemos citar:

 

  • desidratação
  • alterações de pressão
  • processos infecciosos/inflamatórios de qualquer natureza como doenças de pele crônicas, doenças periodontais, cistites, entre outras.
  • alimentos, como uva fresca ou uva passa, a ingestão de algumas plantas, como lírios e/ou medicamentos como alguns antibióticos e anti-inflamatórios.
  • traumas físicos como atropelamentos, acidentes automotivos e outros
  • algumas anomalias de caráter genético, congênito ou familial.


Por ser uma doença degenerativa, progressiva e irreversível, o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. O objetivo do tratamento é retardar o avanço da doença e manter o animal bem e com qualidade de vida por isso a necessidade de acompanhamento por um profissional especializado o mais precocemente possível.
Como base para o diagnóstico, faz-se necessária a realização de exames de sangue, urina e ultra-sonografia abdominal. Exames que devem ser realizados de rotina, anualmente, em todos os cães e gatos com mais de oito anos de idade.

 

 




Dra. Silvia Torres
Formada em medicina veterinária pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Nefrologia e Urologia de pequenos animais pela Associação Nacional de clínicos veterinários de pequenos animais (ANCLIVEPA-SP).


Você encontra tudo o que precisa para o seu pet e ainda conta com o serviço de entre...

 Dicas e Curiosidades

É uma doença localizada geralmente na pele, causada por um fungo (Sporothrix schenckii). Vários ...

Belchior Chien Maria e Don Quixote Lille Thiffany
Formas de Pagamento
dinheiro, cheque, cartão de débito redeshop e visa electron, cartão de crédito visa, mastercard, diners e american express
Siga o INPA
Endereço
Rua Santa Clara, 327-A - Copacabana
Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22041-011
Localize no mapa >       Telefones >