amor aos animais
mais de 40 anos prestando serviços aos animais
   Rua Santa Clara, 327-A - Copacabana
   Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22041-011
   Localize no mapa >
PAN-HISTERECTOMIA (CASTRAÇÃO) X TUMORES DE MAMA EM CADELAS

Os tumores de mama compreendem aproximadamente 50% de todos os tumores em cadelas.
Animais mais velhos, com mais de 10 anos de idade, tendem a ser mais acometidos, bem como as raças Poodle, Spaniel Inglês, Brittany Spaniel, Setter Inglês, Pointer, Fox Terrier, Boston Terrier e Cocker Spaniel, o que não isenta as demais raças do acometimento da doença.
O surgimento do tumor está intimamente ligado aos hormônios do animal, portanto, a sua ocorrência em fêmeas castradas antes do primeiro cio é de aproximadamente 0,5%, antes do segundo cio pode chegar até 8%, e para aquelas castradas que já tiveram dois ou mais cios até 26%.
Quanto a malignidade, cerca de 50% dos tumores são benignos, sendo os Fibroadenossarcomas (tumores mistos benignos) os mais comuns. Os outros 50% de caráter maligno são em sua maioria Carcinomas.

Mas o que são tumores malignos e benignos?
Em linhas gerais podemos definir como malignos os tumores capazes de se infiltrar em outros tecidos adjacentes àqueles do foco primário de surgimento do tumor. Essa invasibilidade garante a esses tumores o poder de ganhar a corrente sangüínea e linfática, permitindo que eles viagem por todo o corpo e se instalem em órgãos distantes como pulmão, fígado, baço e outros, sendo este comportamento conhecido como Metástase. Os tumores benignos de maneira geral não têm esse comportamento, ficando restritos ao órgão onde surgiu o primeiro foco tumoral.
Os tumores mamário, surgem como nódulos firmes e muitas vezes bem demarcados, solitários ou múltiplos no interior da glândula mamária e podem ou não estar associados ao mamilo. Aproximadamente dois terços destes tumores acometem as glândulas mais próximas da virilha, pelo maior volume de tecido mamário presente nestas glândulas, podendo ocorrer simultaneamente tumores benignos e malignos no mesmo paciente.
O prognóstico varia de acordo com a natureza e o estágio de evolução do tumor, podendo ser considerado bom para os tumores benignos, e sombrio, para tumores com características de malignidade que já tenham feito metástases.
O tratamento na maioria dos casos é cirúrgico, e muitas vezes faz-se necessário o uso de quimioterápicos, antiinflamatórios, antiestrógenos e outros medicamentos.

Dr. Cesar Augusto Cupello
Médico Veterinário


Você encontra tudo o que precisa para o seu pet e ainda conta com o serviço de entre...

 Dicas e Curiosidades

São comuns em cães de meia idade e idosos. Fique atento! São elas:

H...

Belchior Chien Maria e Don Quixote Lille Thiffany
Formas de Pagamento
dinheiro, cheque, cartão de débito redeshop e visa electron, cartão de crédito visa, mastercard, diners e american express
Siga o INPA
Endereço
Rua Santa Clara, 327-A - Copacabana
Rio de Janeiro - RJ - CEP: 22041-011
Localize no mapa >       Telefones >